terça-feira, 20 de abril de 2010

Série “Facas” - 3° Capítulo

 

Olá leitores!

   Hoje chegamos ao terceiro e último capítulo da série “Facas”.        

   No último capítulo de nossa série você vai conhecer os principais materiais com os quais são feitas as facas.

Materiais

   O material que é feito afetará a durabilidade e manutenção da faca. Fatores a se levar em conta ao determinar qual lâmina mais adequada para as suas necessidades são a forma como a faca será utilizado, facilidade ao afiar, bem como manter o fio vivo e suscetibilidade à corrosão. As informações a seguir devem ajudar a compreender os materiais mais comuns nas lâminas disponíveis.

   Alto aço carbono - aço carbono tem sido utilizado na confecção de lâminas há muitos anos. Lâminas de aço carbono são duras, mantêm-se bastante afiada, e com pouco esforço. Elas têm uma tendência a ser frágil e pode quebrar sob estresse. Lâminas de aço carbono descolorem quando entram em contacto com os alimentos que são ricos em ácido, como o tomate e cítricos. A descoloração não afeta a qualidade da faca. Com o cuidado adequado, descoloração e ferrugem podem ser evitadas e podem ser tratados para não ocorrer. Lave e seque completamente após o uso. Polimento com lixa d’água ou palha de aço, também podem ser usados para remover as manchas e de ferrugem da folha.
Dica: Quando guardar facas com lâminas de aço carbono, aplique com uma bucha seca uma camada fina de vaselina; isso irá prevenir a descoloração e ferrugem.

   Alto Carbono Aço Inoxidável - Uma combinação dos melhores atributos de aço carbono e aço inoxidável. Elas contêm carbono suficiente para dar-lhes a resistência e a capacidade de manter o fio, mas não tão bem como de alto-carbono, e contêm cromo suficiente para torná-los resistentes a manchas e ferrugem, embora eles possam descolorir ou enferrujar em condições extremas. Alto carbono aço inoxidável são ligeiramente mais difíceis de afiar do que alto aço carbono, mas eles se tornaram as mais populares lâminas utilizadas para facas de alta qualidade  na cozinha.

   Aço Inoxidável - Diferentemente alto aço carbono, aço inoxidável lâminas são altamente resistentes à ferrugem ou a descoloração, mas se não forem cuidadas adequadamente, elas podem manchar. Se mais expostas à água salgada, ácidos ou materiais, como suco de limão ou vinagre, pode descolorir ou ferrugem. Seque cuidadosamente após a lavagem para evitar manchas utilize um polidor de aço inoxidável ou algum abrasivo em pó fino. Embora as lâminas de aço inoxidável possuam  capacidade de realizar um fio vivo é muito difícil ser comparado ao alto aço carbono.

   Titanium- Laminas são feitas a partir de um molde de titânio e carbonetos. Os carbonetos permitem a lâmina ser submetidos a tratamento térmico, o que produz uma lâmina muito forte e durável. Quando comparado ao aço, o titânio é mais leve, mais resistente ao desgaste, resistente à corrosão, tem sua ponta mais longa, e é bastante fácil de afiar. A lâmina de titânio é mais flexível que o aço, tornando-os uma boa opção para tarefas como a desossa e filetagem. Cuidado que revestimento de titânio ou pontas revestidas não possui as mesmas qualidades como facas fabricadas totalmente em lâminas de titânio. O revestimento de titânio na ponta da lâmina será perdido após afiar várias vezes.

   Cerâmica - Pás são feitas de óxido de zircônio e óxido de alumínio. Óxido de zircônio é o segundo material mais duro disponível ao lado de diamantes. É muito difícil acontecer, mas pode quebrar ou lascar. A ponta de uma lâmina de cerâmica é muito mais fina do que aço. Porque a cerâmica é frágil, deve ser utilizado com cautela. Apesar de ser muito mais frágil do que facas de aço, eles tendem a manter se fio até 10 vezes mais. Uma vez que as pás ficarem sem corte, devem ser afiadas por um profissional com um afiador diamantado.

   Plástico - Pás de plástico são usadas com o objetivo primordial de prevenir que o corte de folhas e legumes torne-os descoloridos a partir do uso da lâmina de uma faca.

Por Alexandre Rigon:

Nenhum comentário:

Postar um comentário