quarta-feira, 14 de abril de 2010

Alguém resiste a um bom molho de tomate?

 

                 

Açúcar, ketchup, creme de leite, fermento em pó, bicarbonato de sódio, leite… O que todas essas coisas têm em comum? Molho de tomate. É isso mesmo. Quando o molho começa a ficar com pinta de que vai estragar o almoço em família de domingo, todo mundo tem um truque para tirar a acidez do tomate e são esses os ingredientes responsáveis pelo milagre da ressurreição da macarronada.

Fiquei sabendo um dia desses que não somos só nós, cozinheiros, que usamos esses aditivos no preparo. Como estamos na entressafra de tomate, algumas grandes empresas alimentícias estão passando noites em claro para conseguir chegar a uma receita boa de molho de tomate, com menos acidez. Aí a coisa é apelar para uma mistura que seja econômica e viável. Por que não usar algo naturalmente doce para não se arriscar a perder ou atrasar toda a produção? Tente cenoura e/ou abóbora. É uma boa gambiarra…

Mas como nós cozinheiros não temos essa urgência capitalista, o ideal é esperar um pouco e, quando o tomate estiver melhor, preparar esta receita de molho caseiro. Eu adoro! Dá uma olhada:

Molho de tomate básico:


6 kg de tomates vermelhos para molho – Italiano ou Debora.
2 cebolas picadas grosseiramente
2 folhas de louro
4 dentes de alho picados grosseiramente
galhos de manjericão
½ xícara de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite

Aqueça o azeite e a manteiga, junte todos os ingredientes, exceto os tomates e deixe suar. Adicione os tomates e tampe, cozinhe cerca de duas horas, ou até que eles estejam completamente desmanchados. Passe o molho em um passador de legumes ou em uma peneira grossa, para reter apenas a pele dos tomates. Finalize acertando os temperos e apurando um pouco mais com alguns galhos de manjericão.

Fonte: http://carlapernambuco.uol.com.br/?p=1150

Um comentário:

Anônimo disse...

oi japina goso de suas receitas, ACHO-AS SABOROSAS.

rosinha - sta

Postar um comentário